Outono é mês de conhecer os benefícios das abóboras!
Estamos em pleno outono, que estação tão bonita, a mudança de cores, os tons alaranjados e acastanhados, os primeiros raios de sol de inverno, as atividades ao ar livre que sabem ainda tão bem (ou melhor!).
Outono, também faz lembrar abóboras! De diversos formatos e tamanhos elas são um legume da época que não se pode desperdiçar. Deliciosas e ricas em nutrientes, elas dão um toque especial a nossa culinária, tanto em acompanhamento ou em doces, e não podiam deixar de ser diferentes para os nossos amigos patudos!

Como referimos elas são deliciosas e nutritivas, e como para todo os alimentos é preciso consumir com moderação. A abóbora tem alto teor de fibra que ajuda a manter um peso ideal, facilita a digestão, inclusive pode remedia diarreias e obstipações, e consegue hidratar rapidamente devido ao seu alto teor em água, mas demasiado pode ter efeitos contrários. Também tem alto teor de vitamina A, betacaroteno, ferro e potássio.
Ao contrário da maioria dos vegetais, é melhor oferecer aos patudos abobora cozida. Cá por casa, gostamos de cozer logo uma inteira e dividir em porções, congelar e usar em diferentes receitas. Quando não temos abóboras gostamos de comprar também as embalagens de abobora congeladas que é só cozer, sabem?
E em relação as sementes? Guarda-se tudo! Elas são ricas em antioxidantes e ácidos graxos. Tanto a abobora e as sementes ajudam a combater e prevenir infeções do trato urinário.
Além disso, as sementes têm efeito desparasitante interno natural! Elas são formadas por um aminoácido chamado de cucurbitina que paralisa e elimina os vermes do trato digestivo. Elas contêm proteínas, fibras, aminoácidos, vitaminas B3 e B9 e minerais como potássio, cobre, zinco, ferro, cálcio, magnésio e fósforo.
Este superalimento é tão rico em nutrientes que é benéfico para o teu cão em qualquer ocasião. No entanto, após uma infeção por vermes intestinais, as sementes de abóbora são especialmente benéficas para a reposição de nutrientes que o teu cão pode ter perdido.
São excelentes para consumir cruas, assadas ou até trituradas e polvilhadas em cima da comida.
Recomendamos que, no caso de usarem as sementes diretamente da abóbora, que as mesmas sejam bem lavadas e secas e depois assadas na bandeja do forno alguns minutos. Depois de trituradas guarde num recipiente hermético e polvilhe a refeição do cão. De uma maneira geral recomenda-se ¼ de colher de chá para cada cinco (5) kilos de peso corporal, uma a duas vezes ao dia.
Caso dê cruas, escolha sempre sementes sem qualquer adição e 100% naturais ( sem adição de sal, ou outros)
Posto isto, partilhamos uma ideia simples e rápida que podem fazer com abóbora:
- Recheio para brinquedo interativo
- 1 brinquedo interativo ou um Lickimat
- Numa tigela colocar um bocado de abóbora, meia banana madura e um iogurte natural sem açúcar e magro ( ou Kefir).
- Rechear o brinquedo. Pode congelar para durar ainda mais tempo

imagem retirada em https://www.instagram.com/lickimat/?hl=pt
Existe muitas maneiras de beneficiar a dieta do teu animal, fica esta ideia, se tiveres mais ideias partilha connosco!
Se não tem ideias, ou tempo para preparar descobre os Soopa de Abóbora e Cenoura, um snack que todos os cães adoram.
Esperamos que tenhas gostado!
Instagram Feed

Pagamento 100% seguro
